Issa Al H. Procuradoria alemã divulga identidade do atacante de Solingen

por Graça Andrade Ramos - RTP
O autor-confesso do ataque com faca em Solinger foi identificado como Issa Al H., sírio, de 26 anos Heiko Becker - Reuters

O autor-confesso do ataque com faca que fez três mortos sexta-feira num festival em Solingen, oeste da Alemanha, entregou-se às autoridades e admitiu o crime esta tarde. Os procuradores alemães identificaram-no depois como Issa Al H., de 26 anos, sem revelar o apelido da família, de acordo com leis de privacidade.

A procuradoria acrescentou que Issa, de nacionalidade síria, é suspeito de pertencer ao grupo Estado Islâmico, que reivindicou o ataque este sábado.

O juiz de instrução do Tribunal Federal alemão ordenou a prisão de Issa. De acordo com o comunicado da Procuradoria-Geral, o detido foi acusado de homicídio em três casos e de tentativa de homicídio noutros oito, bem como de pertencer a uma organização terrorista estrangeira.

Segundo a nota, os investigadores assumiram que Issa Al H. partilha a ideologia islâmica radical do EI e que por isso tomou a decisão de "matar o maior número possível de pessoas que, do seu ponto de vista, eram infiéis".

Por esta razão, no festival municipal de Solingen "esfaqueou os visitantes do festival com uma faca nas costas, repetidamente e visando o pescoço e o tronco", defendeu o Ministério Público.

Após o ataque indiscriminado, Issa fugiu, provocando uma gigantesca caça ao homem. Ter-se-á escondido num centro de acolhimento de refugiados no centro de Solingen, alvo de buscas policiais durante a noite de sábado, após uma denúncia anónima.

O homem "entregou-se às autoridades de investigação e disse que era o responsável pelo ataque", afirmou a polícia de Düsseldorf.

O ataque com arma branca, que fez três mortos e oito feridos, ocorreu na sexta-feira pelas 21h45 locais (20h45 de Lisboa), no centro histórico de Solingen, perto de um dos palcos onde decorria um concerto do Festival da Diversidade.

Os mortos são dois homens de 56 e 67 anos e uma mulher de 56. Quatro dos feridos encontram-se em estado crítico, outros dois em estado grave e mais dois com ferimentos ligeiros.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, declarou-se chocado com o ataque e apelou para que o autor seja punido "em toda a extensão" da lei.

"Na nossa sociedade não devemos tolerar algo assim e nunca aceitá-lo", declarou.

As primeiras investigações levaram à detenção de um adolescente de 15 anos que, alegadamente, teve conhecimento prévio do ataque que chocou a Alemanha e nada fez para o impedir.

O jovem, que foi detido na casa da família, foi identificado com base no testemunho de duas pessoas que ouviram uma conversa suspeita antes dos acontecimentos durante o festival e que, após o ataque, contactaram a polícia.

com Lusa
PUB